Gildinho prepara-se para a cerimônia de acendimento da Chama Crioula

images

O mês de setembro ainda não chegou, mas os primeiros eventos, dos Festejos Farroupilhas 2013, iniciam neste final de semana, em General Câmara (RS), mais precisamente no distrito de Santo Amaro. O local, que no passado viveu batalhas da Guerra dos Farrapos, foi escolhido para a cerimônia de acendimento da Chama Crioula.

O motivo está na importância história e pelo simbolismo que representa. Desde 1814, um candeeiro permanece aceso, em Santo Amaro, lembrando que parte da história gaúcha se fez e ainda se faz presente seja em suas ruas ou na arquitetura ainda preservada.

E será desse candeeiro, que será retirada a centelha cujo fogo será compartilhado com cavalheiros de vários pontos do Estado. Todos os anos, homens e seus cavalos, de todos os cantos do “Rio Grande” e do Sul do Brasil, partem rumo a um único destino em busca da Chama Crioula, a centelha responsável por manter viva a tradição gaúcha.

Em 2012, o acendimento da Chama aconteceu em Venâncio Aires (RS) e este ano será General Câmara, o município responsável por distribuir o fogo, que simboliza a cultura riograndense. A programação do evento mais importante para os gaúchos tradicionalistas inicia na sexta-feira, 16 de agosto, às 20h com a palestra do patrono dos Festejos Farroupilhas 2013, Nésio Alves Corrêa (Gildinho), o líder do conjunto Os Monarcas.

Honrado com o convite, Gildinho emociona-se ao falar da importância de se preservar a cultura tradicionalista gaúcha e revela que precisou “peleiar” muito, como líder d´Os Monarcas, para que os interesses comerciais não mudassem a essência do conjunto.

E é exatamente por causa da autenticidade que o grupo Os Monarcas conquistou ao longo de 40 anos de trabalho fama, sucesso e uma legião de fãs, que diariamente elogiam o seu trabalho, nas redes sociais, principalmente pela fidelidade à música tradicional gaúcha.

“Já recebi muitos prêmios importantes durante toda a minha carreira, mas ser convidado para representar o povo gaúcho, como Patrono dos Festejos Farroupilhas, é a maior honraria que eu poderia ter recebido”, relata Gildinho, que tentará conciliar os compromissos de patrono com todos os bailes programados para setembro.

Confira a programação completa dos Festejos Farroupilhas e da Semana Farroupilha acessando o link http://www.semanafarroupilha.com.br/.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s