Livro sobre a vida de Chiquito e Gildinho será lançado na Feira do Livro de Erechim

Livro de José Otávio Marques

O livro “Homens de Sucesso” é a primeira biografia sobre os irmãos e músicos gaúchos Chiquito, do grupo “Chiquito & Bordoneio”, e Gildinho, do grupo “Os Monarcas”.  A obra será lançada durante a XV Feira do Livro de Erechim e foi escrita pelo professor de geografia José Otávio Marques, de Erechim, que tinha o desejo de escrever um livro que fosse um resgate histórico. Certo dia, escutando uma entrevista de Gildinho percebeu que aquela era a história que buscava.

A partir de então começaram as entrevistas com os músicos, familiares, amigos e fãs. O autor levou cerca de um ano para realizar a pesquisa e escrever o livro. Quando soube que a XV Feira do Livro de Erechim teria como homenageados Chiquito e Gildinho decidiu que seria o melhor momento para apresentar o trabalho.
“Homens de Sucesso – a biografia de Chiquito e Gildinho” é uma obra da Editora Maneco, de Caxias do Sul (RS), e será lançada no dia 9 de novembro, às 20 horas, na Praça Jayme Lago, no centro de Erechim (RS).

Gildinho, José Otávio e Chiquito

SINOPSE DO LIVRO
Repletos de anseios, expectativas e vínculos desfeitos, os irmãos Chiquito e Gildinho, ainda quando eram Francisco e Nésio, partiram do interior de Soledade (RS), deixando para trás o chão que havia os alimentado por toda a infância, carregando apenas a saudade e as lembranças dos pais falecidos.

Chegaram a Erechim (RS) com pouca bagagem e o que mais pesava eram suas gaitas e os desejos de mostrar o talento musical que haviam herdado do pai. Aquela terra nova os adotou e da mesma forma que alguns lhe estenderam a mão, outros lhes viraram as costas.

Com trajes tipicamente gaúchos foram muitas vezes motivo de gozação nas ruas. Nas portas das gravadoras também encontraram o desprezo. Ainda assim, embalados pelo som que emanava de seus próprios instrumentos, com simplicidade e simpatia, foram capazes de mudar os costumes naquela cidade linda, que para eles fora sempre o berço.

Eis aqui uma história de empenho e superação, de homens como tantos outros, vítimas do êxodo rural, porém, homens de vida com capítulos surpreendentes, alguns de rir e outros de chorar. Eis aqui a biografia de Chiquito e Gildinho, respectivamente do Grupo Bordoneio e d’Os Monarcas, ganhadores de inúmeros prêmios e troféus, discos, CDs e DVDs de ouro.

E para quem quer se impressionar com a bravura destes dois irmãos; venha, embarque neste enredo, ouça o som campeiro de suas canções e percorra conosco esta estrada que liga Soledade ao restante do Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s